Imagem capa - Dicas para fotografar crianças por Carla Vieira
DicasFamília

Dicas para fotografar crianças

“Olhe para a câmera”
“Dê um sorriso”
“Faz bichinho... mas olhe para mim!”

Essas são frases frequentes quando fotografamos crianças. Mas já percebeu que podemos perder fotos lindas e espontâneas dos pequenos nessa tentativa de olharem para a câmera? Eu adoro registrar os momentos de forma bem natural. Tanto em festa de aniversário, como em ensaios fotográficos, além das fotos posadas, adoro captar o sorriso espontâneo, aquele sem expectativa, que sai de forma livre.

Preparei para vocês Cinco dicas para fotografar os pequenos:

1. Abaixe-se
A menos que você busque uma foto mais criativa, abaixe-se para fotografar as crianças. As fotos feitas de cima podem deformar o corpo (a cabeça fica maior que o corpo). Faça fotos na altura deles para ter mais proporção. Se a criança estiver brincando no chão, vá para o chão também. Busque ângulos diferentes e criativos.



2. Registre os momentos
Retratos são lindos e o olhar de uma criança é maravilhoso! Mas há momentos em que elas estão brincando, dando boas risadas e você pode cortar o clima ao pedir que olhem para a câmera! Registre!!



Amo quando consigo captar a troca de olhar de uma criança com a mãe ou pai, e até avó. 
Há mostra mais perfeita de amor?


3. Olhe para a câmera!
Crianças querem ver tudo e nem sempre olham para a lente quando você pede. Isso é muito comum, principalmente até os dois anos. Mas se você realmente desejar que a criança olhe para a câmera, uma dica é usar acessórios com personagens acoplados à lente, ou brinquedos. Mas tenha várias opções porque logo logo eles perderão o interesse nesse brinquedo.



4.Interaja!
Quando fotografamos, geralmente colocamos a criança na frente da câmera e buscamos poses e sorrisos perfeitos para a foto. Minha dica é: interaja com a criança. Brinque, deixe-a agir no natural e vá clicando. Aos poucos elas vão se soltando e as fotos vão surgindo.



Se a criança não quiser fazer a pose na hora que você pediu, ou usar a roupa que você escolheu para foto, negocie. Faça a foto que ela desejar e depois e vá conquistando-a para fazer a sua logo em seguida.


5. Não force
Tem dias que nós não estamos com muita vontade de conversar, de sorrir e nem de fotografar. Crianças também tem seus dias assim. Se ela não estiver muito animada para fotografar, não insista. Brinque. Arranje outra forma de entretenimento e quando ela estiver mais animada, volte a fotografar. Vamos respeitar seu momento.



Gostou dessas dicas?

Deixe seu comentário aqui no post!

Se tiver interesse em receber nossas dicas, inscreva-se na Newsletter