11/01/2021 às 22:55 Corporativo

As maiores dúvidas sobre qual foto escolher para colocar no seu perfil profissional

938
5min de leitura

Listei as principais dúvidas dos clientes sobre qual foto escolher para as redes sociais.

Trabalho com fotografia há 20 anos. Nos últimos 3 anos, com a inclusão do segmento corporativo em meu negócio e com a participação em eventos de empreendedores, percebi a necessidade em criar ensaios fotográficos para transmitir a imagem corporativa dos clientes nas redes sociais.

Esse estilo de foto cresceu com utilização do LinkedIn como ferramenta de Networking, e não somente como uma plataforma de currículos, e vem ganhando grande destaque nas demais mídias digitais.

Para auxiliar na direção fotográfica dos ensaios corporativos, recorri aos estudos sobre Marca Pessoal, Marketing Pessoal e Comunicação Não Verbal, como orientação aos meus clientes sobre como transmitir a imagem corporativa ideal nas redes sociais.

Vamos às dúvidas mais frequentes:

1. O que é melhor: fotos em estúdio ou no escritório?

O importante é saber qual imagem se deseja transmitir. Com isso bem claro, faremos outras análises para descobrir qual a melhor locação: se estúdio, escritório, ambiente externo ou outro local que comunique o objetivo da fotografia.

Muitas vezes recomendamos que a foto tenha fundo neutro, mas se você trabalha com turismo, por exemplo, por que não ter uma bela foto em ambiente externo?

Você precisa estar à vontade e a escolha da locação ajudará muito para isso. Se você prefere utilizar o teu espaço para fazer fotos integradas ao ambiente e aproveitar para fazer algumas fotos mais posadas com fundo de estúdio, o fotógrafo poderá levar um mini estúdio até você.

2. Foto sorrindo ou séria?

Por mais que a foto de perfil tenha um pequeno formato, o “retrato corporativo não é foto 3x4”. Não existe padrão. Você não precisa ficar na posição frontal, sério e encarando a câmera.

A fotografia, muitas vezes, será teu primeiro contato com um cliente, um entrevistador, fornecedor, parceiro de negócio. Transmita sua imagem. Seja você!

Se você é uma pessoa sorridente e deseja receber teu cliente desta forma no teu perfil, sorria! Se você não gosta de sorrir, há outras formas de transmitir sua simpatia e competência sem construir uma imagem ranzinza. Tudo vai depender da direção fotográfica.

3. Preciso fazer foto com o braço cruzado?

Essa também não é uma regra e há quem já chegue no estúdio com vários paradigmas sobre significados dos braços cruzados.

Prefiro não sugerir. Deixo o cliente à vontade para escolher, pois sei que muitos estão com horror a esse estilo de fotos, mas posso te garantir que se você desejar ter uma foto assim, iremos trabalhar posição da cabeça, ombros e mãos e até a iluminação para que você tenha uma foto bem interessante.

No entanto, cada pessoa tem sua personalidade e estilo. Explore suas características, descubra seu melhor perfil e crie fotos autênticas, que transmitam sua verdadeira imagem. Não fique preso a catálogo de poses.

4. Que roupa devo levar para fazer as fotos?

Lembra quando falei sobre saber o objetivo da foto? Nem todo advogado fotografa com terno e gravata, por exemplo. Se esse não é teu estilo de trabalho, você não precisa levar para o ensaio.

A fotografia congela um breve momento. Imagine-se em sua sala e você terá uma importante reunião de negócios. Você está a espera da visita. Ela toca a campainha, você abre e ela te vê naquele instante. Que roupa você usaria nesse momento? Pronto! Você já tem a dica de um dos looks.

Nos ensaios geralmente fazemos até 3 trocas de roupas. Lembre-se de que, além da foto do perfil, você poderá usar essas fotos para dar dicas e orientações em sua página. Aproveite para fazer fotos com várias combinações.

5. Quantas fotos tem no pacote?

Muitos clientes pretendem fazer poucas fotos (apenas para trocar a imagem do perfil do LinkedIn); outros para utilizar as fotos para divulgação de serviços, palestras ou para dar dicas em suas redes sociais. A quantidade de fotos irá depender da sua demanda. Trabalho com pacotes a partir de 5 fotos.

A novidade para 2021 são os pacotes periódicos. Com o aumento do uso das redes sociais na pandemia, cresceu também a demanda para criação de banco de imagem, tanto do cliente, seu ambiente de trabalho ou imagens que transmitam seu estilo pessoal e sua forma de trabalhar. Com isso, foram criados pacotes para ensaios mensais, bimensais, trimensais, para atender aos públicos influenciadores que utilizam as redes sociais com frequência e precisam de variedade para divulgar seus serviços.

6. Posso usar a mesma foto em todas as mídias sociais?

Sim e dependendo do teu planejamento de Comunicação, é até o recomendado.

Se você tem perfil corporativo no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, Whatsapp, recomenda-se colocar a mesma foto no perfil para ajudar o cliente a identificá-lo. Mas isso também não é regra. 

Cada rede social tem sua característica. Você pode usar o LinkedIn para uma comunicação mais formal e ter o Instagram para conteúdos mais dinâmicos, com linguagem diferente e optar por ter fotos que transmitam sua essência, seguindo a linha editorial de cada canal.

7. Não levo jeito para fotografia. Como vou conseguir transmitir uma boa imagem?

Isso é um trabalho para os super fotógrafos!

Recomendo um prévio contato com o fotógrafo antes de agendar seu ensaio. Procure um profissional com quem você se sinta à vontade.

Costumo fazer contato antes com o cliente para uma pequena entrevista a fim de entender e descobrir a imagem que deseja transmitir. Com isso, falamos sobre locação, dou dicas sobre que roupas e assessórios levar e, para isso, acabamos falando sobre estratégias de comunicação, marketing, sobre quem é o cliente e seus anseios. A entrevista vira um bate papo e isso já ajuda bastante na hora do ensaio, porque quebra um gelo inicial - nos sentimos mais próximos, o que faz a direção fluir.

Se desejar fotografar comigo, fique tranquilo que em alguns minutos você fará poses sozinho.

Tem alguma dúvida?  Escreva aqui nos comentários que irei te ajudar.

Abraços,

Carla Vieira

Carla Vieira - fotógrafa, jornalista e publicitária

Artigos relacionados:

5 erros comuns na hora de escolher uma foto para o LinkedIn

Retrato Corporativo não é igual a 3x4

Dicas de como ter um Retrato Campeão nas tuas redes sociais – Baixe o Guia

11 Jan 2021

As maiores dúvidas sobre qual foto escolher para colocar no seu perfil profissional

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

carla vieira fotografia Foto Corporativa foto para linkedin foto para perfil foto para rede social fotografia corporativa retrato retrato corporativo

Quem viu também curtiu

05 de Mai de 2019

Como alterar sua foto de Capa no Linkedin

07 de Fev de 2018

Retrato Corporativo

08 de Out de 2018

Álbum Fotográfico - Imprima suas lembranças