Imagem capa - Composição de Fotografia - Leitura sobre a Série ANNE whit an E por Carla Vieira
Dicas

Composição de Fotografia - Leitura sobre a Série ANNE whit an E

Uma boa composição fotográfica transforma uma cena simples em uma imagem surpreendente. E, para isso, não é preciso ter uma câmera fotográfica top de linha – é preciso praticar o olhar.


Composição é a forma como os elementos são posicionados em sua fotografia e, conhecendo as regras, você irá produzir imagens mais harmônicas.


Dentre os tipos de composição, o mais comum é a Regra dos Terços, que foi extremamente utilizada em muitas cenas do seriado. Nesse artigo, vocês encontrarão fotos apenas do episódio 1 (a série está disponível na Netflix), mas assistam aos demais episódios tendo como base essas orientações e pratiquem!!!



REGRA DOS TERÇOS


Consiste em dividir a imagem como um jogo da velha e posicionar os elementos principais o mais próximo possível dos pontos de interseção.


No primeiro episódio fiquei encantada com as variações de cenários e como o diretor de fotografia conduziu nosso olhar com aplicações da Regra dos Terços, tanto em paisagens, como no retrato. Que parte te chama mais atenção no rosto ao conversar com alguém? O olhar? Então posicione o olhar em um dos pontos e veja que maravilha de composição.



















A Regra dos Terços é a mais comum das composições e pode ser aplicada inclusive com o celular. Procure na configuração da sua câmera a opção de habilitar as linhas de grades. Pronto! Agora é só praticar!



LINHA DO HORIZONTE


Para quem está iniciando na fotografia, é comum colocar o assunto principal bem centralizado na foto. Mas assim como a Regra dos Terços, em que percebemos que há pontos de atraem mais a nossa atenção para a imagem, outro item que direciona nossa olhar e produz uma imagem mais harmônica é a linha do horizonte.


Ao registrar uma imagem com linha de horizonte, ao invés de centralizá-la na foto, dê preferência a posicioná-la nas linhas de cima ou debaixo.






Olha que espetáculo! A regra foi aplicada em uma cena da cavalgada, em que o Matthew sai em busca da Anne. Percebam que o cavalo está na linha superior (em desfoque) e o foco está apenas na linha inferior. Que imagem sensacional!





Mas centralizar uma imagem está errado? Claro que não! 


Quando entendemos o conceito, quebrar as regras também faz parte, mas para isso também há algumas regrinhas. ;-)


Ao centralizar, é interessante desfocar o fundo para que outras imagens não despertem tanto a atenção.




Na foto abaixo, o desfoque foi no primeiro plano.




LINHAS DE DIREÇÃO


Você pode utilizar recursos de linhas para direcionar o olhar para o ponto de maior atenção na sua foto. Isso acontece de forma natural e pode ser com linhas horizontais, verticais ou diagonais. Estradas e pontes produzem ótimos efeitos nesse estilo de composição.







Há muitas imagens incríveis nesse filme e há também muitas outras técnicas de composição. Tem interesse em conhecê-las?! Na próxima semana trarei novas dicas ainda sobre a série ANNE, aqui no Blog. 


Você gosta de fotografar, mesmo que seja com celular?


Venha conhecer e participar do Grupo Fotografar Mais. Estamos no Facebook e em breve (assim que esse isolamento social terminar), voltaremos a nos encontrar para saídas fotográficas no Rio de Janeiro!


Grande abraço e muitos cliques!
Carla Vieira