27/05/2020 às 15:53 Dicas

Composição de Fotografia - Leitura sobre a Série ANNE whit an E

1029
3min de leitura

Uma boa composição fotográfica transforma uma cena simples em uma imagem surpreendente. E, para isso, não é preciso ter uma câmera fotográfica top de linha – é preciso praticar o olhar.

Composição é a forma como os elementos são posicionados em sua fotografia e, conhecendo as regras, você irá produzir imagens mais harmônicas.

Dentre os tipos de composição, o mais comum é a Regra dos Terços, que foi extremamente utilizada em muitas cenas do seriado. Nesse artigo, vocês encontrarão fotos apenas do episódio 1 (a série está disponível na Netflix), mas assistam aos demais episódios tendo como base essas orientações e pratiquem!!!

REGRA DOS TERÇOS

Consiste em dividir a imagem como um jogo da velha e posicionar os elementos principais o mais próximo possível dos pontos de interseção.

No primeiro episódio fiquei encantada com as variações de cenários e como o diretor de fotografia conduziu nosso olhar com aplicações da Regra dos Terços, tanto em paisagens, como no retrato. Que parte te chama mais atenção no rosto ao conversar com alguém? O olhar? Então posicione o olhar em um dos pontos e veja que maravilha de composição.

A Regra dos Terços é a mais comum das composições e pode ser aplicada inclusive com o celular. Procure na configuração da sua câmera a opção de habilitar as linhas de grades. Pronto! Agora é só praticar!

LINHA DO HORIZONTE

Para quem está iniciando na fotografia, é comum colocar o assunto principal bem centralizado na foto. Mas assim como a Regra dos Terços, em que percebemos que há pontos de atraem mais a nossa atenção para a imagem, outro item que direciona nossa olhar e produz uma imagem mais harmônica é a linha do horizonte.

Ao registrar uma imagem com linha de horizonte, ao invés de centralizá-la na foto, dê preferência a posicioná-la nas linhas de cima ou debaixo.

Olha que espetáculo! A regra foi aplicada em uma cena da cavalgada, em que o Matthew sai em busca da Anne. Percebam que o cavalo está na linha superior (em desfoque) e o foco está apenas na linha inferior. Que imagem sensacional!

Mas centralizar uma imagem está errado? Claro que não! 

Quando entendemos o conceito, quebrar as regras também faz parte, mas para isso também há algumas regrinhas. ;-)

Ao centralizar, é interessante desfocar o fundo para que outras imagens não despertem tanto a atenção.

Na foto abaixo, o desfoque foi no primeiro plano.

LINHAS DE DIREÇÃO

Você pode utilizar recursos de linhas para direcionar o olhar para o ponto de maior atenção na sua foto. Isso acontece de forma natural e pode ser com linhas horizontais, verticais ou diagonais. Estradas e pontes produzem ótimos efeitos nesse estilo de composição.

Há muitas imagens incríveis nesse filme e há também muitas outras técnicas de composição. Tem interesse em conhecê-las?! Na próxima semana trarei novas dicas ainda sobre a série ANNE, aqui no Blog. 

Você gosta de fotografar, mesmo que seja com celular?

Venha conhecer e participar do Grupo Fotografar Mais. Estamos no Facebook e em breve (assim que esse isolamento social terminar), voltaremos a nos encontrar para saídas fotográficas no Rio de Janeiro!

Grande abraço e muitos cliques!Carla Vieira

27 Mai 2020

Composição de Fotografia - Leitura sobre a Série ANNE whit an E

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

carla vieira fotografia composição curso de fotografia dica de fotografia dicas de fotografia fotógrafa Carla Vieira Fotografar Mais fotografia fotografia de natureza Netflix regra dos terços Saída fotográfica série Anne wiht an e técnicas de fotografia

Quem viu também curtiu

18 de Set de 2017

Fotografia de Paisagem - Regra da Linha do Horizonte

23 de Out de 2017

Como organizar suas fotos no computador

10 de Out de 2017

Como você guarda suas fotos digitais?